Vídeos sobre o R

1.Introdução

O R é um pacote freeware com programas de estatística e geoestatística que iremos utilizar no curso. No video eu explico como instalar o programa em um computador.





No próximo vídeo veremos como obter um histograma. Mas antes leia  o anexo sobre R que foi feito pelo ex-aluno Sérgio Ferreira, cujo projeto final envolveu geoestatística e foi apresentado em sessão poster no 8o/ Congresso Internacional de Geoestatística, em 2008, em Santiago, Chile.

2. Construindo um Histograma


Nesse video ensina-se a fazer um programa que lê um conjunto de dados e em seguida obter um histograma. Tente agora repetir o procedimento no seu computador.  Consulte a ajuda do R para saber mais sobre a função "hist".

3. Construindo uma Distribuição Empírica


No vídeo a demonstração da construção do gráfico de distribuição acumulada empírica usando o R. O conceito foi  apresentado no capítulo 4 do livro texto.

4. Obtendo Estatísticas Básicas


Nesse vídeo aprende-se a carregar um pacote no R, a carregar um data set e calcular estatísticas básicas.


5. Mapa Base no R


Nesse vídeo vamos fazer um mapa base no ambiente R.


6. Variograma Empírico


Nesse vídeo mostra-se como obter um variograma experimental ou empírico com a função "variogram" do pacote "gstat" no ambiente R. Após ver o vídeo, procure reproduzir a demonstração, variando os valores dos parâmetros relativos ao variograma. Tente também com os outros metais presentes no dataset

Extra: Instalando um pacote no R


Veja nesse vídeo como instalar um pacote no R.

7. Modelos de Variograma


Veja o vídeo com modelos teóricos de variograma